Projeto Festa Junina
Duração: Mês de Junho
1.Justificativa:
Nessa mesma ocasião, os agricultores também comemoravam a fertilidade da mulher, aproveitando o momento para a realização de casamentos, sendo alguns motivos e crenças religiosas acrescentadas nas festas.
1.2 justifica-se também no momento desta comemoração, desenvolver o gosto por músicas, comidas e a tradição junina, bem como a realização da socialização escola/comunidade em suas diversas representações culturais.
2. Objetivos:
O resgate das tradições Juninas, e a integração da comunidade escolar de maneira saudável, alegre e responsável.
3. Conteúdos:
3.1 Conceituais:
•Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
• Conhecer costumes e tradições das festas juninas.
• Conhecer costumes e tradições das festas juninas.
· Desenvolver o senso social e de boa convivência
3.2 Procedimentais:
· Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
•Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;
•Leitura por ajuste com o tema da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.
•Ensaio de dança/quadrilha;
•Confecção de convites p/festa;
•Confecção de balões de papel;
•Símbolos e origem da festa;
•Leitura por ajuste com o tema da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.
•Ensaio de dança/quadrilha;
•Confecção de convites p/festa;
•Confecção de balões de papel;
•Símbolos e origem da festa;
•Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;
•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.
•Jogo de bingo;
•Receitas com rótulos;
•Confecção de decoração;
•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.
•Jogo de bingo;
•Receitas com rótulos;
•Confecção de decoração;
•Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;
3.3 Atitudinais
· Conhecer a festa Junina como parte da cultura do nosso povo
· desmistificar esta festa como uma comemoração religiosa.
· Conscientizar do perigo de bombas, fogueiras, e queimadas.
· Fazer com que a criança pense no uso comercial para a venda de iguarias para a festa que servem apenas para o comércio e o consumismo.
· Conscientizar os alunos que os verdadeiros alimentos originais juninos são aqueles produzidos pela terra: Amendoim, pipoca,milho, batata-doce, abóbora, canjica, e seus derivados: Bolo de fubá, de milho de mandioca, paçoca, pé-de-moleque, doce de batata, de abóbora, pamonha, curau, cuzcuz...
· Fazer a criança refletir sobre as diferenças ,culturais e sobre a ridicularização das vestimentas e indumentárias juninas.
· Que a criança seja capaz de entender que o objetivo da escola em relação á festa Junina não é religioso, mas sim uma forma de propagação das tradições folclóricas do nosso país.
· Que entenda e propague aquilo que aprendeu.
4. ÁREAS DO CONHECIMENTO
ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
- Correspondência
- Seqüência de figuras
- Idéia de quantidade
- Classificação
- Bingo de palavras ou figuras.
- Estatísticas (resultados da pesquisa)
ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
- Utilização adequada da linguagem oral, através de conversas sobre o tema da festa.
- Recontar estórias.
- Relatar experiências vividas.
- Crachá.
- Explicação da simbologia, história da festa, questionamentos.
- Conversas .
- Criação de estórias.
- Dramatizações.
- Pesquisas.
- Leitura por ajuste
- Listas de palavras
- Pseudoleituras
ESCRITA:
- Elaboração de textos espontâneos.
- Aproximação da escrita.
- Crachás.
- Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.
ÁREA DAS ARTES VISUAIS
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
· Dobraduras
· Decoração da escola
· Confecção de convites
· Recorte e colagem.
· Jogos.
· Brincadeiras.
· Rotina diária.
· Cartazes.
ÁREA DO MOVIMENTO
- Jogos.
- Danças típicas
- Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
ÁREA MUSICAL.
- Músicas que possam se adequar aos temas.
ÁREA DE NATUREZA
- Mudança de hábitos.
- Vídeos instrutivos.
- Pesquisas .
- Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).
ÁREA DE SOCIEDADE
- Construção de regras.
- História das festas Juninas
- Conhecimento dos Costumes e tradições juninas
- Regionalismos e diferenças culturais.
- Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)
ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA
- Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades, desenvolvendo criticidade em relação ao mundo.
- Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
- Relacionar as festas juninas com a história de nossa geração.
- Ser feliz.
0 comentários:
Postar um comentário