Ser professora é ter um dom!

Ser professora é ter um dom!
Todo professor tem voz! Juntos alcançaremos nossos objetivos. Divulgue aqui seu Blog, material didático, livros... Esse espaço também é seu! Consulte o regulamento

Projeto Festa Junina

Projeto Festa Junina

Duração: Mês de Junho


1.Justificativa:
1.1 A festa junina, principalmente na educação infantil, deve visar o resgate da tradição , do significado cultural desta festa, onde na verdade, se comemorava na roça, o solstício de inverno, que era o início da colheita de grande parte dos alimentos, simbolizando a fertilidade da terra.
Nessa mesma ocasião, os agricultores também comemoravam a fertilidade da mulher, aproveitando o momento para a realização de casamentos, sendo alguns motivos e crenças religiosas acrescentadas nas festas.
1.2 justifica-se também no momento desta comemoração, desenvolver o gosto por músicas, comidas e a tradição junina, bem como a realização da socialização escola/comunidade em suas diversas representações culturais.

2. Objetivos:
O resgate das tradições Juninas, e a integração da comunidade escolar de maneira saudável, alegre e responsável.

3. Conteúdos:

3.1 Conceituais:

•Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
• Conhecer costumes e tradições das festas juninas.
·      Desenvolver o senso social e de boa convivência


3.2 Procedimentais:

·   Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
•Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;
•Leitura por ajuste com o tema da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.
•Ensaio de dança/quadrilha;
•Confecção de convites p/festa;
•Confecção de balões de papel;
•Símbolos e origem da festa;
•Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;
•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.
•Jogo de bingo;
•Receitas com rótulos;
•Confecção de decoração;
•Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;

3.3 Atitudinais

·    Conhecer a festa Junina como parte da cultura do nosso povo
·    desmistificar esta festa como uma comemoração religiosa.
·   Conscientizar do perigo de bombas, fogueiras, e queimadas.
·   Fazer com que a criança pense no uso comercial para a venda de iguarias para a festa que servem apenas para o comércio e o consumismo.
·   Conscientizar os alunos que os verdadeiros alimentos originais juninos são aqueles produzidos pela terra: Amendoim, pipoca,milho, batata-doce, abóbora, canjica, e seus derivados: Bolo de fubá, de milho de mandioca, paçoca, pé-de-moleque, doce de batata, de abóbora, pamonha, curau, cuzcuz...
·    Fazer a criança refletir sobre as diferenças ,culturais e sobre a ridicularização das vestimentas e indumentárias juninas.
·    Que a criança seja capaz de entender que  o objetivo da escola em relação á festa Junina não é religioso, mas sim uma forma de propagação das tradições folclóricas do nosso país.
·    Que entenda e propague aquilo que aprendeu.



4. ÁREAS  DO CONHECIMENTO

ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

  • Correspondência
  • Seqüência de figuras
  • Idéia de quantidade
  • Classificação
  • Bingo de palavras ou figuras.
  • Estatísticas (resultados da pesquisa)


ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA  PORTUGUESA: 

ORAL:

  • Utilização adequada da linguagem oral, através de conversas sobre o tema da festa.
  • Recontar estórias.
  • Relatar experiências vividas.
  • Crachá.
  • Explicação da simbologia, história da festa, questionamentos.
  • Conversas .
  • Criação de estórias.
  • Dramatizações.
  • Pesquisas.
  • Leitura por ajuste
  • Listas de palavras
  • Pseudoleituras



ESCRITA:

  • Elaboração de textos espontâneos.
  • Aproximação da escrita.
  • Crachás.
  • Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.



ÁREA DAS ARTES VISUAIS


Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
·         Dobraduras
·         Decoração da escola
·         Confecção de convites
·         Recorte e colagem.
·         Jogos.
·         Brincadeiras.
·         Rotina diária.
·         Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO


  • Jogos.
  • Danças típicas
  • Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.



ÁREA MUSICAL.


  • Músicas que possam se adequar aos temas.


ÁREA DE NATUREZA

  • Mudança de hábitos.
  • Vídeos instrutivos.
  • Pesquisas .
  • Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).


ÁREA DE SOCIEDADE

  • Construção de regras.
  • História das festas Juninas
  • Conhecimento dos Costumes e tradições juninas
  • Regionalismos e diferenças culturais.
  • Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)


ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA


  • Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades, desenvolvendo criticidade em relação ao mundo.
  • Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
  • Relacionar as festas juninas com a história de nossa geração.
  • Ser feliz.


0 comentários:

Postar um comentário

SEJA PARCEIRO - Copie o código abaixo e cole em seu BLOG

create your own banner at mybannermaker.com!

Template by:

Free Blog Templates