Justificativa:
Envolver os alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.
Objetivo Geral:
* Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem.
* Elaborar um informativo a respeito da reciclagem do lixo; conscientizando a comunidade da importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis.
Objetivos específicos:
* Conscientizar os alunos da problemática do lixo;
* Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
* Esclarecer eventuais dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses alunos;
* Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
* Ajudar os alunos a confeccionar alguns brinquedos ou jogos.
* Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
* Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
* Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.
* Pesquisar em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
* Confecção de cartazes e do boletim informativo.
* Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.
Estratégias:
- Confecção de cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
- Montagem de um mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel plástico, vidro e metal) contendo algumas informações a respeito do tempo de decomposição.
- Leitura de textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando com as outras salas que estão estudando também.
- Passeio pelo bairro com registros dos lixos encontrados
- Elaborar uma lista com as crianças de algumas possíveis soluções que podem ajudas a amenizar o problema. Essas soluções poderão ser usadas na confecção dos cartazes além de fazer parte do informativo.
- Propor ao grupo pensar estratégias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclável do lixo orgânico.
- Mostrar para as crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
- Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para outras salas). Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo para confeccioná-los. Cada aluno deverá ter o seu trabalho.
Orientações didáticas:
* Lembrar-se sempre do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças, registrando as descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
* Garantir um espaço na roda onde as crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
* Propiciar situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas hipóteses.
* Propiciar situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando os seus conceitos espontâneos com os científicos.
* Selecionar previamente os vídeos, histórias e textos informativos para serem discutidos, fazendo recortes que possam ser aproveitados como fonte de informação. O professor precisa saber bem do que se trata o texto ou vídeo para explora-lo melhor com os alunos.
Alguns conceitos:
Mas, e o que é, de fato, a Educação Ambiental?
Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. É uma maneira de relacionar atitudes e aprendizado ao meio ambiente. Para muitos, ela restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc., o que faz com ela assuma um caráter basicamente naturalista (http://www.apoema.com.br/hp.htm).
É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros (DÍAZ, 2002).
Avaliação:
Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o projeto.
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